Sharenting, vem do inglês e significa share = compartilhar + parenting = paternidade. Trata-se do hábito que os pais têm de compartilhar fotos, vídeos e rotinas dos filhos nas redes sociais. Essa tecnologia deve ser usada com cuidado, uma vez que incerta a dimensão dos registros publicados e suas consequências.
Pelo fato de não haver mais barreiras físicas e espaciais, o que é veiculado em um local, em poucos segundos estará disponível do outro lado do mundo. Muitas vezes, a exposição é inocente, e os rastros deixados ali permaneceram. Pais ou familiares publicam fotos dos menores com uniformes indo para escola, festas, passeios públicos e compartilham fotos das rotinas das crianças.
Essa superexposição é resultado dos novos meios de comunicação que instigam as pessoas a compartilhar informações pessoais para se sentirem pertencentes a determinado grupo social. Mas, devemos lembrar que existem pessoas má intencionadas que utilizam essas informações de forma negativa, para alimentar sites de pornografia infantil, aplicação de golpes e crimes como sequestro, estelionato etc.
As publicações são comparadas com diário pessoal, porém, com a ausência de chave e acessível para todos, pouco importando se a conta é privada, já que a tecnologia é suscetível a invasões.
Os pais, responsáveis legais e familiares devem gerir a vida do menor com cautela e se atentarem ao que é compartilhado, estabelecendo limites na exposição.
Atenção:
- Não fotografar os menores em locais de fácil reconhecimento como escolas;
- Não postar os menores em momentos particulares, sem ou pouca roupa como banho, praia, piscina;
- Não colocar dados pessoais do menor como nome e números que o identifiquem;
- Não compartilhar localização física;
- Exponha o mínimo possível.