Proteção de dados e marketing: a importância da LGPD no marketing.

Em recente pesquisa realizada pelo Reclame Aqui, 41,6% dos empresários ainda desconhecem a LGPD, e mais de 80% das pessoas físicas estão preocupadas com o tratamento de seus dados pessoais.

A preocupação com a utilização dos dados pessoais surgiu com a transformação digital, diante da consequência no dia a dia.

Com a acesso facilitado à rede de internet www (world wide web)1, a facilidade de se conectar e transmitir informações para qualquer lugar do mundo tornou-se acessível para todo cidadão, aproximando lugares, pessoas, produtos e serviços, inexistindo fronteiras. Em contrapartida, os rastros pessoais ficam disponíveis e desprotegidos na “rede”, tais como o comportamento humano, facilitando as informações sobre as pessoas naturais.

Mas, o que são dados pessoais? São todas as informações sobre determinada pessoa passível de ser identificada ou identificável, como: nome, RG, CPF, endereço, foto, IP, geolocalização etc. Há ainda os dados sensíveis, relativos à origem racial ou étnica, religião, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dados de saúde ou orientação sexual, dado genético ou biométrico, passíveis de discriminação. Pode-se dizer que a utilização dos dados possui um efeito “bumerangue”, ou seja, vai e volta. Assim, todos os dados pessoais que vão, retornarão. Toda informação que a pessoa, titular do dado pessoal dispõe na rede, voltará na forma de publicidade personalizada e contínua, conforme suas indicações na rede.

Mas, se o “bumerangue” vai e volta, os dados também. Se a cada retorno há um novo dado, quem é o dono do “bumerangue”?

Com a publicidade do escândalo do caso Cambridge Analytica, o mundo tomou conhecimento sobre a utilização dos dados para influenciar propaganda de cunho político, manipulando e sugestionando eleitores nas eleições dos Estados Unidos em 2015. Daí, a constatação da importância do dado pessoal e sua preciosidade.

O marketing fica abrangido pela lei, pois o remarketing2 e retargeting3 fazem parte do objeto da lei = proteção dos dados pessoais.

Com essas ferramentas, sabe-se quanto tempo o usuário permaneceu no site, qual produto foi visualizado, o ticket médio4.

Por isso, o banner5 do retargeting é composto por 3 pontos:

i – produto que o usuário visualizou;

ii – item relacionado ao produto que o usuário visualizou;

iii – produtos mais vendidos no site.

Logo, a LGPD é muito importante no mundo do marketing, já que o retargeting consiste em mostrar anúncios segmentados aos usuários que já interagiram com a marca em determinado momento. E o remarketing compreende reengajar usuários que estejam interessados na marca, e precisam ser conquistados.

Por consequência, o marketing precisará se adaptar o quanto antes para estar em conformidade com a LGPD para não sofrer sanções e perder clientes.

1 www = sistema interligado de arquivos e informações executados na internet.

2 Remarketing: ferramenta do google que marca, identifica o usuário que visita o site para enviar anúncio com frequência.

3 Retargeting: tecnologia para reengajar pessoas que estejam interessadas na marca, de acordo com o que o usuário pesquisou.

4 Ticket médio: indicador de performance de vendas, determina ainda o número de clientes e qual o valor médio de suas compras em determinado período.

5 Banner: peça de publicidade para divulgação de um produto, serviço.

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Política de dados pessoais para currículos enviados

Obrigado pelo interesse em fazer parte do time FVA!

A finalidade específica dos currículos que recebemos é apenas para processos seletivos de vagas, e para isso utilizamos tecnologia para proteção dos dados pessoais, com o propósito de mitigar acessos não autorizados e eventuais incidentes, estando em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, nº 13.709/18.

Em caso de sua participação em processo seletivo, poderemos pedir versão mais completa e atual de seu currículo, bem como poderá ser certificada a veracidade dos dados informados, sendo acessíveis pelos responsáveis pelo processo seletivo, após passar por nossa triagem. Ainda, o currículo a nós enviado poderá ser compartilhado, a pedido de escritórios parceiros, ou empresas, a título de cooperação e indicação.

Envie-nos apenas informações necessárias, sem divulgar dados sensíveis por definição da LGPD, tais como de saúde, origem racial ou étnica ou posições políticas.

Os dados sensíveis que forem detectados serão excluídos imediatamente.

Seu currículo será mantido em nossa base de dados por até 3 (três) meses a partir do recebimento, sendo automaticamente eliminado posteriormente. Ainda, eliminação do currículo também poderá ocorrer por solicitação do titular dos dados pessoais, ao email atendimento@fva.adv.br.