Mastercard e Samsung se uniram para lançar no final de 2021, na Coreia do Sul o Samsung Card. O cartão poderá ser utilizado em lojas físicas, com a intenção de seguir as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde), com relação ao distanciamento social devido a crise sanitária mundial – coronavírus – Covid-19.
Essa novidade trará chips de autenticação do titular do cartão, tecnologia desenvolvida pela Samsung e servirá para todas as máquinas de cartão, substituindo mais uma vez a utilização de dinheiro em espécie.
Além de possibilitar o distanciamento no momento do pagamento, substituirá a digitação de senha. E pelo fato da aplicação de biometria como identificação, haverá grande redução nas ocorrências de fraudes.
Algumas empresas já possuem o pagamento por aproximação do cartão de crédito à máquina, mas essa novidade é mais arrojada, pois será indispensável inserir o cartão no equipamento.
Esse avanço ocorrerá apenas na Coreia do Sul, iniciando por contas empresariais, que possuem um volume expressivo de transações internacionais.
Lembramos que a coleta da biometria é sinônimo de dados sensíveis, o que requer maior segurança na coleta e armazenamento dessas informações. É de grande importância atentar-se na relação entre proteção do consumidor e proteção de dados pessoais, não podendo a
questão ser tratada de forma genérica, conforme o Framework Act on Consumers, que no seu artigo 15 dispõe que “o Estado e os governos locais tomarão as medidas necessárias para proteger consumidores de qualquer dano injusto causado pela perda, roubo, vazamento, alteração ou dano de informações pessoais em transações realizadas com empresas”. Deve haver clareza nas disposições legais acerca da proteção de dados pessoais e proteção do consumidor.