Iniciou-se a terceira fase do Open Banking, (que envolve integração nas prestações de serviços, como pagamentos através do PIX, TED, transferências entre contas na mesma instituição e boletos), possibilitando que os iniciadores de transação de pagamentos [ITP] atuem diretamente com os pagamentos instantâneos. Mas, o que muda? Você poderá realizar os pagamentos sem abrir o aplicativo do banco. Os iniciadores de pagamentos poderão oferecer o PIX como forma de pagamento, realizando a operação dentro do próprio ambiente.

Antes dessa mudança, para efetuar um pagamento via PIX, o usuário tinha que sair do aplicativo que estava (ex. aplicativo de delivery), acessar a conta bancária e realizar a operação.

Com a terceira fase do Open Banking, o usuário conseguirá pagar por PIX dentro do próprio aplicativo que estiver realizando algum pedido, sem mudar de aplicativo. A aprovação do pagamento continuará sob a responsabilidade da instituição bancária que o usuário for correntista, garantindo a segurança da transação. Essa facilidade também se aplica para os sites de compras. Mas, se o usuário quiser entrar no aplicativo do banco para efetuar a transação também será possível.

O Open Banking não atua apenas com o compartilhamento de dados dos usuários, mas age na acessibilidade dos serviços e produtos financeiros disponíveis com a segurança do sistema financeiro nacional.