A expressão VUCA foi criada por volta de 1990, pelo exército americano, no período pós-guerra fria, para descrever o front de batalha como Volatility, Uncertainty, Complexity e Ambiguity, ou seja volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade – abreviatura conhecida como VUCA.

O universo VUCA representa o mundo em que vivemos, de instabilidade, de dúvidas, de dificuldades e de imprecisão. O pensamento quadrado e linear já não tem mais espaço para o ecossistema transversal, pois a variedade das mudanças do mundo corporativo é veloz. Daí exemplos de organizações que nasceram e se transformaram, ou outras que durante seu processo de formação tiveram necessidade de realizar manobras para se adaptar ao mercado. Dessa forma, o mindset deve ser ligeiro, apto para envolver essas transformações céleres.

Podemos concluir que a incerteza surge da instabilidade. A ocorrência de mudanças constantes tem como consequência, resultados imprecisos, e mesmo com a utilização de dados, estes se tornam obsoletos, pois as mudanças são aceleradas. A complexidade surge com a hiperconexão, ligação de tudo com todos ao mesmo tempo, rompendo fronteiras físicas.

Por último, a ambiguidade decorre da falta de clareza e fatos instáveis, logo as organizações devem agir com flexibilidade e rapidez, conforme a demanda de informações recebidas. As empresas não podem estar engessadas com práticas antigas de processos e procedimentos, o essencial é o fator multidisciplinar que facilita a continuidade no mercado com segurança e precisão em suas decisões.

Vale ressaltar que diante da pandemia, as características do meio VUCA se acentuaram, antes o que era padronizado e previsível, se tornou incerto e variado.

O mundo VUCA é muito parecido com o ambiente dos negócios, já que as organizações vivem em um ecossistema formado por mudanças bruscas, com acontecimentos imprevisíveis. Antes, era mais fácil entender o que poderia ocorrer, mas, atualmente, há muitos fatores inimagináveis que eram inexistentes no cenário passado. E, assim, consequentemente, antes da hiperconectividade, os modelos metódicos estavam alinhados com o mundo e funcionavam bem, mas com a internet, a realidade é outra, a adaptação é essencial para não sermos absorvidos pela insegurança.

Podemos traçar um paralelo entre o espaço VUCA e a Lei Geral de Proteção de Dados, no sentido de que devemos nos ajustar aos novos padrões impostos pela lei e recentes modelos de negócios, lembrando ainda, que não possuímos espelhos para nos pautarmos, já que se trata de legislação e atividade novas, sendo a única certeza a obediência à norma para permanecer no mercado tão competitivo.