Com o bluetooth acionado, o usuário poderá ouvir conversas de outras pessoas próximas ou o que acontece dentro de ambientes da sua casa.

O aplicativo tem um equalizador de precisão, que realça frequências contidas em vozes e inúmeros ruídos particulares.

Pesquisadores dos Estados Unidos estão desenvolvendo uma forma para espionar conversas através da captação de pequenas vibrações emitidas pelos usuários pelo alto-falante dos smartphones Android, durante as chamadas. Durante a simulação, as vibrações foram captadas, processadas e analisadas e um algoritmo de aprendizado de máquina foi treinado para reconhecer o conteúdo das letras e o gênero do usuário.

A técnica é conhecida como “EarSpy” e apresentou alto rendimento, identificação de gênero (entre 77% e 98%), identificação de quem estava falando (entre 63% e 91%), mas no quesito conteúdo da conversa, a taxa despencou para 51% a 56%.

A performance dos alto-falantes influencia na geração das vibrações, facilitando a captura pelos sensores de movimento, como os acelerômetros (chip utilizado para detectar a inclinação de um dispositivo para utilização de uma interface ou interação com um app, de acordo com os movimentos) e giroscópios (sensores que detectam quando o usuário gira o dispositivo).

Os pesquisadores alertam os fabricantes para proteção adicional dos hardwares, principalmente os compostos por sensores de movimento, sendo a melhor opção o seu posicionamento longe de qualquer fonte de vibração.

O que você pensa sobre isso?