No Brasil, hoje se comemora a utilização do sistema Braille, utilizado para alfabetizar pessoas com deficiência visual. Através de uma combinação de seis pontos em duas colunas, o sistema Braille foi desenvolvido na França e alguns anos depois, chegou ao Brasil, capaz de formar letras, números e símbolos, o Braille garante igualdade para as pessoas com deficiência visual, dando a elas, acesso a livros e a todos os conteúdos escritos. Atualmente, diversos países aplicam a metodologia Braille que se enquadra em vários idiomas.

Para a estagiária integrante do time FVA Camila Mayra, o Braille foi de extrema importância, pois através deste sistema, Camila conseguiu ser alfabetizada e dar início a construção de sua carreira profissional:

“Comecei a aprender o Braille aos três anos e utilizei esse método até a conclusão do ensino médio, atualmente, utilizo apenas recursos tecnológicos que facilitam o acesso aos livros e informações, agradeço aos professores da educação especial que se dedicam na alfabetização de pessoas com deficiência como eu! Hoje posso me atualizar e construir uma carreira através da alfabetização do sistema Braille.”