Julho de 2018 tem prazos importantes para empresas do Simples Nacional

 

O e-Social é o tão discutido sistema eletrônico de escrituração digital de obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, pelo qual o governo reunirá e extinguirá várias das atuais formas de informações e ele transmitidas. Tal sistema reunirá dados como apurações das contribuições previdenciárias, folhas de pagamentos e afastamentos trabalhistas. De outro lado, o descumprimento gerará inúmeras infrações e multas em atuais tarefas corriqueiras das empresas, atendidas em documentos físicos e sem conhecimento governamental.

Para tanto, o cronograma inclui prazos para diferentes etapas, sendo a primeira em julho/2018, quando as empresas do Simples devem finalizar seus cadastros e de seus trabalhadores (celetistas, autônomos, avulsos, e estagiários). Outras etapas, mais complexas, terão de ser atendidas a cada mês, até final do cronograma, em janeiro/2019.

Outra missão será o prazo de 09/07/2018 para que optantes do Simples façam sua adesão, se quiserem, ao PERT-SN (Programa Especial de Regularização Tributária) para regularização de débitos apurados no regime simplificado até a competência de novembro/2017. O programa prevê descontos decrescentes sobre multas (até 70%), juros (até 90%) e encargos legais (até 100%), conforme maior for o número de parcelas, sendo, no máximo, até 180 prestações mensais, de, no mínimo R$ 50 para o Microempreendedor Individual – MEI, e de R$ 300 para demais microempresas e empresas de pequeno porte.

Com cancelamento irreversível de parcelamentos anteriores, a adesão ao PERT/SN suspenderá eventual exclusão do Simples Nacional, se estiver em prazo de regularização (30 dias do termo de exclusão), sendo formalizada junto à Receita, se for débito não inscrito em dívida ativa; se inscrito, a adesão deverá ser feito junto à PGFN.

Os débitos de ICMS e ISS, entretanto, dependerão de convênio dos respectivos estados e municípios com a Receita, para também serem regularizados. Afinal, o débito existente de tais tributos também poderão impedir a regularização necessária à manutenção da empresa no Simples.

Mencionado desajuste entre as receitas federal, estaduais e municipais, aliás, foi usado como obstáculo do governo federal ao programa, que, entretanto, foi aprovado pelo Congresso Nacional. Restará às empresas, por meio de rigorosa e atuante assessoria fiscal, tomar as providências para minimizar riscos. Caso contrário, poderão ser levados à Justiça.

A problem was detected in the following Form. Submitting it could result in errors. Please contact the site administrator.

Política de dados pessoais para currículos enviados

Obrigado pelo interesse em fazer parte do time FVA!

A finalidade específica dos currículos que recebemos é apenas para processos seletivos de vagas, e para isso utilizamos tecnologia para proteção dos dados pessoais, com o propósito de mitigar acessos não autorizados e eventuais incidentes, estando em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, nº 13.709/18.

Em caso de sua participação em processo seletivo, poderemos pedir versão mais completa e atual de seu currículo, bem como poderá ser certificada a veracidade dos dados informados, sendo acessíveis pelos responsáveis pelo processo seletivo, após passar por nossa triagem. Ainda, o currículo a nós enviado poderá ser compartilhado, a pedido de escritórios parceiros, ou empresas, a título de cooperação e indicação.

Envie-nos apenas informações necessárias, sem divulgar dados sensíveis por definição da LGPD, tais como de saúde, origem racial ou étnica ou posições políticas.

Os dados sensíveis que forem detectados serão excluídos imediatamente.

Seu currículo será mantido em nossa base de dados por até 3 (três) meses a partir do recebimento, sendo automaticamente eliminado posteriormente. Ainda, eliminação do currículo também poderá ocorrer por solicitação do titular dos dados pessoais, ao email atendimento@fva.adv.br.