Conexão – Urbanismo e economia

A ligação entre esses dois mundos inicia-se de várias formas, e uma delas é o momento em que a pessoa escolhe a cidade para viver, levando em conta a economia do local, a possibilidade de trabalho, crescimento profissional e qualidade de vida.

A base da mudança de cidade está relacionada com a oportunidade de trabalho e cidade prazerosa. É um somatório envolvendo seus atrativos, infraestrutura e economia. O custo de vida também é outro ponto a ser considerado, uma vez que quanto maior os recursos que a cidade oferece, mais caro sua manutenção.

O mercado modela a cidade apoiado na cadeia de emprego, já que quanto maior a cidade, mais opções de trabalho existirão, aumentando-se a escolha pelo labor de acordo com a habilidade da pessoa. Um exemplo clássico de mudança ocorreu com a pandemia da Covid-19, onde as cidades grandes estavam preparadas para o trabalho remoto. Muitas empresas fecharam seus postos físicos, proporcionando a experiência home office. O que em muitas cidades pequenas não foi possível, devido à falta de infraestrutura (conexão de internet).

A cidade tem que seguir as mudanças de seus habitantes, proporcionar infraestrutura local para servir da melhor forma, conforme sua densidade populacional e se ajustando de acordo com as necessidades. O custo com a melhoria da infraestrutura deve ser visto como investimento para cidade e todos que nela residem. Uma cidade bem organizada, com condições mais favoráveis e indispensáveis para uma sociedade, tem sua economia valorizada.

É neste momento que surge a revisão do Plano Diretor da cidade. Com a valorização do município, a infraestrutura precisa ser reformulada com nova leitura do espaço público e melhores instalações. Um exemplo de falta de planejamento são os assentamentos irregulares que crescem até se juntarem a cidade de forma desenfreada, ficando visível o desnivelamento entre essas pessoas e os demais habitantes da cidade. A falta de infraestrutura nesse local é gritante (ausência de água potável, energia elétrica, educação, mobilidade etc). Assim, o Plano Diretor da cidade deve ser reavaliado de tempo em tempo, conforme surjam mudanças na localidade. Ouvir os moradores, através de consultas públicas é essencial para um crescimento municipal assertivo.

Texto elaborado com a colaboração de Ana Carolina Migliorini, Eduardo Papamanoli e Francisco Ralph Varoni.

 

A problem was detected in the following Form. Submitting it could result in errors. Please contact the site administrator.

Política de dados pessoais para currículos enviados

Obrigado pelo interesse em fazer parte do time FVA!

A finalidade específica dos currículos que recebemos é apenas para processos seletivos de vagas, e para isso utilizamos tecnologia para proteção dos dados pessoais, com o propósito de mitigar acessos não autorizados e eventuais incidentes, estando em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, nº 13.709/18.

Em caso de sua participação em processo seletivo, poderemos pedir versão mais completa e atual de seu currículo, bem como poderá ser certificada a veracidade dos dados informados, sendo acessíveis pelos responsáveis pelo processo seletivo, após passar por nossa triagem. Ainda, o currículo a nós enviado poderá ser compartilhado, a pedido de escritórios parceiros, ou empresas, a título de cooperação e indicação.

Envie-nos apenas informações necessárias, sem divulgar dados sensíveis por definição da LGPD, tais como de saúde, origem racial ou étnica ou posições políticas.

Os dados sensíveis que forem detectados serão excluídos imediatamente.

Seu currículo será mantido em nossa base de dados por até 3 (três) meses a partir do recebimento, sendo automaticamente eliminado posteriormente. Ainda, eliminação do currículo também poderá ocorrer por solicitação do titular dos dados pessoais, ao email atendimento@fva.adv.br.