8 mudanças da reforma trabalhista que todos devem saber

Pontos que empresários e profissionais devem prestar atenção na nova CLT:
1. Indenização por danos morais
A reforma trabalhista inovou com critérios, conforme salário do ofendido (art. 223-G, §1º),  para dimensionar com mais segurança a indenização por dano moral, por violação à imagem, à intimidade, à privacidade e à honra e à autoestima.


0 Comentários5 Minutos

Copa do Mundo – Dia de jogo da seleção brasileira é feriado?

Os 3 primeiros jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo do Qatar serão em dias de semana e no período da tarde.


0 Comentários1 Minuto

STF – E o direito à devolução do Imposto de Renda sobre alimentos

Em 25/10/2022 foi publicado acórdão pelo qual o STF confirmou a não incidência de Imposto de Renda (IRPF) sobre pensão alimentícia recebida de parentes (pais, avós, filhos), de ex-cônjuges ou de ex-companheiros. Já tínhamos noticiado (aqui) referido julgamento, ocorrido na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5422.


0 Comentários3 Minutos

Fintech – A tecnologia não diminuiu a desigualdade de gênero no mundo dos investimentos

Apesar do grande número de plataformas de investimentos, a tecnologia ainda não conseguiu reduzir a diferença entre os gêneros. A inclusão financeira de mulheres está muito atrasada em comparação aos homens.


0 Comentários1 Minutos

Tema 1079 de Recursos Repetitivos/STJ: a recuperação de contribuições pagas poderá ser negada às empresas que não ingressarem tempestivamente em juízo

Sob o nº 1079 da chamada sistemática dos recursos repetitivos, o STJ julgará relevante tema, com efeito vinculante para todas as ações que também dele tratarem.


0 Comentários3 Minutos

Bola da Vez – Os principais acontecimentos da recuperação judicial no mundo do futebol – 14ª rodada

Rodada de clássico tenso entre São Paulo e Palmeiras, com duas expulsões do tricolor e um pênalti duvidoso (perdido pelo Scarpa). Com o empate, o Porcão segue ainda bem líder, a 8 pontos do Inter.


0 Comentários2 Minutos

Internet e crianças – Como proteger os menores na internet

Com o avanço da tecnologia, o ambiente online já faz parte do dia a dia das crianças e adolescentes, desde a educação até o momento recreativo. Diante da novidade que a descoberta trás, os cuidados devem ser redobrados.


0 Comentários1 Minutos

Bola da Vez – Os principais acontecimentos da recuperação judicial no mundo do futebol – 13ª rodada

Palmeiras já está com uma mão na taça; isso é fato. Como o Brasileirão já ficou sem graça, vamos aproveitar para fazer um panorama geral das recuperações judiciais dos clubes de futebol.


0 Comentários1 Minutos

Bola da Vez – Os principais acontecimentos da recuperação judicial no mundo do futebol – 12ª rodada

O São Paulo deixou escapar o título da Copa Sulamericana diante do Independiente del Valle, na Argentina. O resultado estremece a confiança no treinador, Rogério Ceni.


0 Comentários1 Minutos

Bola da Vez – Os principais acontecimentos da recuperação judicial no mundo do futebol – 11ª rodada

A vitória da Seleção Brasileira no amistoso contra Gana por 3x0 já deu um gostinho de Copa. Falta pouco! Vamos pegar o nosso Hexa! Sim, sim, sabemos que ganhar o amistoso contra Gana era meio que obrigação, mas estamos confiantes mesmo assim.


0 Comentários2 Minutos

Bola da Vez – Os principais acontecimentos da recuperação judicial no mundo do futebol – 10ª rodada

Chegamos à 10ª Rodada do Bola da Vez, com os torneios nas fases decisivas, e pegando fogo!


0 Comentários2 Minutos

Smart Sampa – “Big Brother” em São Paulo

A cidade de São Paulo terá 20 mil câmeras de monitoramento até final de 2023. O “big brother”, composto por inteligência artificial, inclui reconhecimento facial, leitura das placas de veículos e detecção de movimentos.


0 Comentários1 Minutos

Bola da Vez – Os principais acontecimentos da recuperação judicial no mundo do futebol – 9ª rodada

Vitória do São Paulo em cima do Atlético – GO nos pênaltis e classificação para a final da Copa Sul-Americana. Eliminação do Palmeiras da Copa Libertadores em casa pelo Athletico, e fim do sonho da conquista do Mundial de Clubes em 2022 (título inédito ou não, eis a questão!).


0 Comentários2 Minutos